sábado, 10 de novembro de 2012

A congregação Terra Santa realizou dois grandes eventos no mês de outubro. Iniciamos o mês com a celebração do culto realizado pela Missão com Crianças que foi realizado nos dias 13 e 14, com o tema: Pequenos Soldados Esperando a Vinda de Cristo. Foram dias de muito engrandecimento ao nome do senhor Jesus, adorando-o com louvores e coreografias.
E a outra comemoração foi o encontro de Missões realizado através do trabalho com senhoras, jovens e adolescentes, que aconteceu nos dias 20 e 21, com o tema: Missões unidas, confessando que Cristo é o Salvador. E a festa contou com o auxílio do Maestro Raimundinho, o qual agradecemos muito a presença deste grande maestro.
Estamos muitos felizes, pois, através dessa festa almas foram alcançadas para o reino do Senhor Jesus!



O Jornal Gospel estará com novo visual
no mês de novembro

Psicólogos Cristãos ou Cristãos Psicólogos?


Temos visto uma enxurrada recente de profissionais “psicólogos” em diversos setores: empresas, escolas e até na televisão. Em concordância com isso estão os “psicólogos cristãos” e os “pastores psicólogos”. Mas até que ponto isso é coerente com a palavra de Deus? Até que ponto é apenas o uso esporádico da psicologia ou apenas o uso deliberado dela para se apropriar da fé de muitos?

Lembro-me quando estudei pela primeira vez Missiologia (estudo de missões) e fiquei chocado ao descobrir que muitos missionários desenvolvem problemas psicológicos, tais como a depressão. Chegando inclusive a voltar do campo antecipadamente por causa disso. Pensei então: como missionários fazendo a obra podem sofrer depressão?

Mais tarde, li e ouvi de muitos pregadores que era impossível conciliar a psicologia e a vida com Deus. Que um anulava o outro. Assim, muitos tratavam e tratam desta área da ciência com desdém, achando que razão e fé são incompatíveis.

A verdade é que muita coisa mudou desde que li aquele artigo sobre missionários depressivos. Uma delas é que nos cristãos deixamos, em sua maioria, de sermos avessos aos estudos e passamos a galgar postos na academia, faculdades e inclusive em cargos públicos. Assim, é comum em qualquer igreja hoje vermos universitários ou jovens lutando para passar no vestibular ou em concurso.

Deixamos de lado aquela estranha afirmação que estudar corrompe. Afinal o que corrompe não é o estudo, mas o que se estuda. Daí muitos cristãos tem se voltado para a Psicologia. Alguns apenas pelo conhecimento, outros pela empregabilidade e ainda outros para dela se utilizarem em suas mensagens e ilustrações.

Atualmente estou concluindo meu curso de Psicologia. Prego a palavra desde os meus 14 anos. E nunca pensei que estaria nesta área da ciência. Porém, não me arrependo, afinal a psicologia como qualquer profissão tem muito ha oferecer a vida do cristão: melhor entendimento acerca da condição emocional de personagens da bíblia; um apoio científico a importância da empatia: de ouvir, compreender e aceitar o outro independente do que ele tem, ou seja, “ama a teu próximo como a ti mesmo”; e acima de tudo provas da personalidade e inteligência do Pai, do Filho e do Espírito Santo (A exemplo uma série de livros “psi” sobre a Análise da Inteligência de Cristo).

No entanto, como ciência tem suas limitações: Esta em constante mudança, mas a Palavra de Deus é imutável; Independe de credo ou religião, mas a salvação depende de Jesus; Tem diferentes abordagens, algumas até contraditórias, mas a Palavra de Deus tem perfeita unidade.  Daí, apesar de tensões que aparecem, não é necessário e não é bom subordinar uma à outra (Teologia e Psicologia).

Cremos que tanto a verdade revelada quanto a verdade científica vêm de Deus. Assim entendemos que a Ciência da Psicologia e da Psiquiatria tem direito a existir como tal, e a Fé Cristã também tem o direito de existir como tal. Então, quando um cristão como nós se dedica à prática profissional da psicologia ou psiquiatria, o que ele faz será boa ciência, boa psicologia/psiquiatria; ele não criará uma "psicologia cristã" ou “psiquiatria cristã”, mas será um bom cristão e um bom psicólogo/psiquiatra.

Além do que, há algumas diferenças entre o evangelho e a psicoterapia: o evangelho nós recebemos de graça, e a psicologia/psiquiatria foi uma formação profissional que cursamos, da qual tiramos o sustento para a vida. O evangelho parte do princípio que pra ganhar uma alma deve-me considerar tal como o perdido (igual posição) enquanto a psicoterapia se baseia em uma relação de poder sobre o indivíduo (O poder do terapeuta sobre o cliente).

Portanto, a partir deste mês passarei a publicar assuntos relacionados e psicologia e a fé mostrando que ambas podem sim se complementar. Peço a todos que mandem assuntos para tratarmos nesta coluna mensal. Mas deixo um recado: muito do que se tem falado acerca da psicologia por pregadores famosos não é verdade. Muitos infelizmente apenas a utilizam para manipular pessoas tal como qualquer outra área do conhecimento.

"Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional" (Rm 12.1)

TENHA UMA FÉ QUE PENSA E UMA RAZÃO QUE CRÊ!!!

PENSE NISSO!!!
 
Pr. Marcelo Camilo